domingo, 11 de dezembro de 2005

Relação Espírito:Matéria. Considerações Finais


Planos Terreno e Espiritual

Apesar da reencarnação ainda não ser definida pela ciência na Terra, ela constitui a base que o homem necessita para compreensão de tudo o que nos envolve no mundo.
O homem já dispõe de certo avanço tecnológico capaz de iniciar uma longa caminhada na comprovação científica das informações que envolvem a doutrina espírita.
Um dos passos importantes será o desenvolvimento de equipamentos sofisticados capaz de manter contato direto com o plano espiritual. Da mesma forma que aconteceu com o telefone, rádio, televisão, celular, computador, etc. como meios de comunicação rotineiros entre nós, a ligação mais concreta dos planos terreno e espiritual com o uso da alta tecnologia, promoverá grande avanço na relação da vida, tão necessária à própria sobrevivência do planeta Terra, tendo em vista o avançado poder de destruição do próprio homem de baixo nível evolutivo espiritual. Embora as pesquisas ainda se encontrem em passos lentos nessa área, já é possível obter comunicações com o plano espiritual através de aparelhos relativamente simples (Spiricom - Videocom), cujos estudos são conhecidos como Transcomunicação Instrumental.
Sem o uso de equipamentos sofisticados, a comunicação entre os dois planos sempre existiu, por meio de pessoas com notável capacidade sensitiva, denominadas "Médiuns".
A partir do conhecimento da mediunidade, a doutrina espírita foi definida com informações fornecidas pelos próprios espíritos desencarnados de diversos níveis de evolução com o uso de várias formas de mediunidade e não representa algo fruto da imaginação ou invenção de uma pessoa. Mas é a compilação e avaliação das comunicações do nosso plano com o mundo espiritual ocorridas em todo o planeta de uma forma continua até os dias atuais.. Infelizmente poderíamos estar num nível muito mais avançado de conhecimento, caso o homem dedicasse muito mais tempo nessa importante área de conhecimento e não fosse negligenciada pela ciência devido a preconceitos religiosos.

A Ciência e o Homem

Na verdade a ciência pouco fez pelo homem a não ser talvez prolongar a vida por mais alguns anos. Ainda o ser humano faz o mesmo ciclo definido de vida na sua essência, ou seja, nasce e morre. É a única coisa real que ele conhece. Do nascimento à morte, ou melhor, da concepção à morte. Aquém da concepção ou além da morte tudo pode ser negado e não aceito. Dessa forma, a ciência não nos fornece subsídios para nosso objetivo de vida. Simplesmente resta-nos viver e aguardar a morte. A partir daí a ciência nada nos informa. Isso é muito pouco para uma humanidade de tantos milhares de anos e de perspectivas infinitas.
O homem também é dotado de uma inteligência e sua razão pode ir muito longe, dependendo do indivíduo. Cada um é definitivamente um ser individual com características próprias. Não existem no mundo dois indivíduos idênticos em tudo, não da genética dada a possibilidade com a clonagem celular, mas sim de pensamento, sentimento e comportamento humano que são as características do ser individual ou do espírito.
A razão coloca o ser humano num passo mais elevado na escalada evolutiva, porém o se desenvolvimento se faz com longa e constante jornada de trabalho e aprendizagem.
Por que há imensa lacuna no avanço científico sobre o conhecimento da vida após a morte? Será que isso não nos interessa? Viver um ciclo aqui na Terra é o suficiente para todo o ser humano? O conhecimento da vida após a morte é prejudicial ao homem?
De duas uma, ou nada existe após a morte, e, portanto não nos interessa, ou a vida continua após a morte e neste caso, devemos procurar o entendimento da chave vida-morte-vida e tirarmos proveito disso, assim como um cientista procura através da pesquisa uma vacina para a cura de uma doença.
Ao homem resta então a sua razão que é tão correta como a ciência comprobatória, dependendo do seu nível evolutivo. Para uns, a razão diz que tudo o que se falar sobre além da morte é falso ou uma questão de fé, para outros a razão antecipa a comprovação de tudo, que virá somente com a própria morte.
É possível se descobrir muita coisa com o uso da razão, através da avaliação, observação, comprovação, discussão, ou seja, a reflexão constante. Mas a razão também é proporcional ao seu grau evolutivo. O conhecimento da Verdade somente virá após muito crescimento espiritual.
O que é um absurdo e ridículo para uns pode ser um fato inegável para outros. Ao primeiro cabe esperar a comprovação real, ao segundo a decepção ou a satisfação pessoal. A decepção é experimentada pelas limitações da razão, quase sempre acompanhadas pelo fanatismo. A satisfação pessoal poderá ser muito maior do que se pode imaginar na adaptação de volta ao plano espiritual.

Princípios Básicos da Reencarnação

Para a compreensão da reencarnação devemos ter em mente alguns princípios básicos:
1. O espírito é eterno e está em constante evolução.
2. A verdadeira vida é a espiritual e a matéria é um meio que serve para a evolução do espírito.
3. Existem muitos planos (locais) que o espírito experimenta (vive) durante a sua saga evolutiva.
4. Sendo o espírito um ser individual, a sua evolução é também individual e depende muito do seu próprio esforço (vontade).
5. Em função da evolução constante há hierarquia de espíritos que trabalham na concretização e organização das reencarnações.
6. A medida que o espírito avança em sua evolução, ele vai se livrando da matéria (depurando) e da necessidade de se reencarnar.
7. Sendo a reencarnação um meio para a evolução do espírito, os tipos, formas e locais das reencarnações dependem do grau evolutivo e das características peculiares de cada um.
8. Não há privilégios ou "penas" individuais; tudo se processa visando a sua própria evolução.
9. A evolução é sempre progressiva e o espírito nunca retrocede em evolução, mas ela pode ser tão pequena que o espírito permanece praticamente estacionado por longo tempo.

O Sofrimento

O sofrimento é uma constante na vida do homem. Todos, de uma forma ou de outra, experimentam esse sentimento, uns mais outros menos intensamente.
O sofrimento é um efeito que está ligado a evolução espiritual que é a sua causa. Ele é temporário e à medida que o espírito segue evoluindo, vai diminuindo a necessidade do sofrimento e segue em frente aproximando-se da felicidade eterna, onde não existe mais sofrimento.
A matéria é um dos meios que certamente faz com que o espírito apresente duras formas de sofrimento. O sofrimento espiritual ou moral é muito mais difícil e ele é que vai sendo eliminado gradualmente com a busca da perfeição. Inclusive sendo eliminado ao passar por sofrimentos físicos durante os processos reencarnatórios.
O nosso corpo físico impõe, assim, diversas formas de sofrimento: doenças, ferimentos dos mais variáveis e dolorosos, defeitos físicos, dificuldades enfrentadas na vida social devido as diferenças na própria estrutura do próprio corpo (diferenças raciais, sexo, baixo, alto, gordo, magro, feio, bonito, etc.), inteligência, pouco raciocínio, envelhecimento, etc.
Muitos defeitos físicos ao nascimento são produzidos pela ação gênica (defeitos cromossômicos). Como a matéria é um meio de evolução do espírito a reencarnação num corpo físico com defeito é uma árdua experiência que ele aceita com a finalidade de adiantar mais rapidamente a sua evolução. Outras vezes são provas para resgate de ações negativas que viveram no passado. Deve-se ressaltar que não há efeito punitivo propriamente dito. Há sim necessidade de se passar por situações difíceis em virtude das suas más ações no passado.
Tudo está em evolução com infinitas moradas onde os espíritos se evoluem, dentro da harmonia universal. À medida que o planeta como um todo evolui, as doenças vão sendo eliminadas por força da própria evolução. Nos mundos mais adiantados que a Terra, onde ainda existe a reencarnação, não se encontram muitos sofrimentos que são comuns aos habitantes do nosso planeta Terra.
Os diversos mundos habitados estão em variáveis níveis evolutivos conforme a natureza geral de evolução espiritual de seus habitantes. A Terra que outrora era plano de planeta Expiatório passa a natureza de Regenerador com grau mais avançado na ordem evolutiva. No momento a fase é de transição, mantendo-se os dois caracteres com substituição gradativa do primeiro pelo segundo.O sofrimento é um efeito temporário que depende única e exclusivamente de cada um. O trabalho em benefício comum é uma forma eficaz de eliminá-lo o mais rápido possível, de acordo com a afirmativa “Amai uns aos outros como eu vos amei...”.

Nenhum comentário: